Usando aplicativos em meu negócio (exemplos práticos)

Tecnologia 23 August, 2016 Jefferson Alex

As empresas podem – e devem – utilizar aplicativos móveis (smartphone e tablet) para auxiliar no cotidiano e melhorar os processos internos (além do atendimento). Aqui eu vou falar alguns exemplos simples, mas que possuem um enorme impacto, utilizando aplicativos de smartphone em diferentes tipos de empresa. Restaurantes e lanchonetes O gerenciamento de pedidos o cardápio são dois dos fatores que mais são percebidos pelos clientes desse tipo de negócio. Uma forma fácil de gerenciar isso é usando um aplicativo e cardápio virtual, onde o cliente pode tanto ver os pratos oferecidos quanto realizar seu pedido pelo tablet/smartphone. Existem aplicativos que vão além da frequência ao estabelecimento, possibilitando que você faça uma reserva e o pré-pedido. Além da solução de delivery. Isso faz com que o estabelecimento entre em uma nova logística de atendimento e comece a pensar mais em qualidade e distribuição, pois o cardápio e o gerenciamento de pedidos já foi solucionado com o aplicativo.   Farmácia e loja de cosméticos Imagine que você poderia ter nas suas mãos toda aquela listagem de cosméticos, bastando selecionar e pedir. Essa é uma solução aplicável quando se utiliza um aplicativo de catálogo virtual, possibilitando aos clientes realizar o pedido ou reserva daquele creme que estava procurando. Indo além, o estabelecimento não precisa ser passivo e esperar a interação. Já que seu cliente usaria o aplicativo, faça com que ele receba informativos com novidades e melhores formas de usar o que ele adquiriu. Quer mais? Que tal informar ao cliente que o produto dele está no fim, oferecendo outra unidade, juntamente com outros produtos? Isso é possível se você utilizar um aplicativo que tenha pensado no relacionamento e não somente na venda. As farmácias podem disponibilizar aos clientes o pedido via smartphone e a solicitação de remédios de uso contínuo. Assim como o exemplo da loja de cosméticos, uma farmácia pode garantir a fidelidade se fizer esse monitoramento do uso pelo seu cliente.   Livraria e papelaria As oportunidades para a área de livrarias e papelarias são diversas, uma vez que existem dois tipos de perfis fáceis de monitorar para esses segmentos. Que tal realizar o cadastro dos clientes e oferecer uma leitura complementar? Isso é básico e se usar um aplicativo onde já estão lá os dados do cliente é melhor ainda. Imagine que eu sou da área de medicina e tenho um hábito de realizar leituras de ficção… é uma ótima oportunidade para investir em divulgar tanto livros de medicina quanto de romances de ficção. Mas isso só será possível se utilizar estrategicamente sua aplicação. Não adianta criar um site ou um aplicativo e apenas divulgar todo o seu acervo. Estamos falando aqui de mostrar conteúdo específico para o público comprador. Uma papelaria pode ser muito beneficiada com isso. Imagine que na sua cidade existem diversos colégios particulares e faculdades. Todos os colégios possuem uma lista de material e se você conhecê-la é fácil encontrar os compradores sazonais. A cidade tem um curso de Design? Então você está perdendo tempo se não mapeou e disponibilizou um aplicativo de pedidos de materiais.   Loja de material de construção Aqui está uma área que, por experiência e observação, logo é descartado quando o assunto é tecnologia. O senso comum é que o público não se interessa no contato virtual. Isso não é verdade, pois imagine que quando eu vou realizar uma obra em casa eu navego pelo youtube buscando dicas de material e aplicações. Você já se deparou com a dúvida de quantos litros deveria ter sua caixa d’água? Qual tipo de tinta usar para pintar a lateral da casa? Coloque essas e outras dicas em uma aplicação fácil, ou até mesmo no seu site. A quantidade de acessos vai te surpreender.   Supermercado Aqui está uma área que o leque de possibilidades também é grande. Podemos pensar desde uma lista de produtos online, passando por ofertas do dia, até chegarmos nas receitas. Uma aplicação que a SKOL fez há um tempo e que pode-se aplicar facilmente em um supermercado é o cálculo de materiais. No aplicativo a SKOL perguntava se você vai fazer um churrasco para X pessoas, homens ou mulheres, tem criança… enfim, ao final eles diziam qual tipo de carne será melhor comprar, a quantidade e as bebidas (sim, quantidade e tipo).

Related Post

Jefferson Alex

Analista de Marketing com especialização em projetos digitais. Designer em formação, analista de sistemas e sempre em busca de aprendizado contínuo.