O que você acha de sites adaptáveis (responsivos)

Tecnologia 12 October, 2014 Jefferson Alex

Um dia eu vi um pessoa postando “Por que as empresas não fazem um site responsivo, até eu que não entendo muito sei fazer”. Na época não comentei nada pois ficaria chato. \nSó para fazer uma observação: Existe uma grande diferença entre “saber fazer um site responsivo” e “instalar um template pronto”. O segundo caso, sim, é fácil. Entender o que é responsividade e estratégia de interação (experiência do usuário) é a primeira etapa de uma longa caminhada até o desenvolvimento de um site responsivo. Claro, existem dezenas de programas/scripts prontos que você pode baixar e já ter um conteúdo de site “responsivo”, mas não é uma adaptação visual padronizada que torna o seu site responsivo bom para o público-alvo da empresa. \nConversando com nosso atual colaborador Design Think Augusto e a Bit Girl Jéssica vi que não sou apenas eu quem tem essa percepção de que para cada caso é um caso. Na Interagência trabalhamos com estratégias digitais, não apenas com a construção de códigos para sites (é um caminho diferente) e todos os dias sempre penso como posso transformar a visita do público do meu cliente em uma experiência que não falte informação. É assim que trabalhamos e hoje posso ver que conseguimos reunir pessoas que perceberam o diferencial que é pensar no cliente e em suas necessidades básicas. Acredito que estão de acordo parceiros como Sarah(Wai), Flammarion (Cysneiros/ICOMUNI), Lucas(Incubatic), Italo (Fabrico), Hudson(Sebrae) e muitos outros com quem temos prazer de trocar ideias sobre estratégias voltadas para o cliente. Bom, sei que apenas 1% das pessoas vão chegar até essa linha do texto. A internet tem proporcionado um movimento de poucos leitores e de buscadores de informações mais rápidas. \nÉ pensando nisso que quando falo de site responsivo para os clientes sempre tento fazer com que ele perceba o quanto estratégico é o posicionamento do conteúdo. Não somente o fato de ter um site que fique bonitinho no smartphone.

Jefferson Alex

Analista de Marketing com especialização em projetos digitais. Designer em formação, analista de sistemas e sempre em busca de aprendizado contínuo.