Não faça um site para sua empresa

Tecnologia 05 março, 2014 Jefferson Alex

Muitas empresas e profissionais liberais acabam cometendo um erro básico na hora de planejar sua presença na internet. Aqui vou expor alguns pontos básicos, porém muito esquecido, que farão você pensar na hora de querer um site para sua empresa. Sim, você leu perfeitamente correto. O título diz “Não faça um site para sua empresa”, atenção para a parte que diz “para sua empresa”. Esse é o tipo de coisa que você se depara em vários momentos do planejamento das empresas. Muitos donos de pequenas e médias marcas, por talvez não ter uma assessoria de marketing, acabam cometendo o erro de mandar desenvolver um site para a empresa com uma visão muito introspectiva. Isso acaba prejudicando muito o desenvolvimento e não traz retorno sobre esse investimento em divulgação, podendo até prejudicar a imagem da empresa. Não, não estou dizendo que é para sair da web e não colocar sua marca lá. Estou falando aqui sobre estratégias e sobre investimento em divulgação na era digital. \nJá passei por projetos que duraram mais de 6 meses para ficarem prontos, pois a empresa que solicitou o site “simples” não fazia a mínima ideia de como definir/descrever a empresa e não ter uma visão voltada para o cliente. Nesses projetos ficamos emperrados pois não justo colocar um site de uma empresa, sem conteúdo algum, na internet para que os visitantes tenham uma visão negativa da organização. O que fazer então? \nO primeiro passo para quem quer fazer uma presença na web é realmente ter um site. Agora é site mesmo, não um domínio com um panfleto lá em JPG, onde os clientes vão acessar e não ter o que fazer. Comece pensando no seu produto e nos benefícios que o cliente terá em comprá-los, depois disso passe para a equipe de desenvolvimento o que você quer que os clientes fiquem sabendo sobre sua empresa. \nDica 1: É muito diferente de colocar um site com apenas informações sobre localização, histórico, visão e missão. Clientes não querem ler sobre a história da empresa, querem entender a empresa através dos seus produtos/serviços – essa dica é digna de uma consultoria. E o que eu quis dizer com “para a empresa”? \nSimples! Levando em consideração que grande parte das empresas ainda fazem isso, basta ver que muitos sites ainda possuem poucas informações em seus sites. Parecendo com aquelas teorias de administração que falam sobre ter uma visão muito interna da empresa. Parece que o site foi feito apenas para funcionários, dono e filho do dono visitar. Faça o site sobre a empresa! \nEssa é a parte boa. Pense para fora e informe ao público sobre a empresa. \nPense nas informações necessárias que os clientes precisam para comprar seus produtos e serviços. Pense também que ninguém gosta de acessar um site que não muda nunca, sempre com os mesmos textos, fotos, informações (ou a falta dela). \nDica 2: se você é do ramo imobiliário, fale constantemente para seu visitante sobre as novidades da região (condomínios, parques, opções de laser, segurança, compras, etc), além de dar mais informações técnicas sobre o imóvel. O público feminino gosta de saber sobre a comodidade, já o masculino gosta de saber detalhes técnicos (tamanho e quantidade) – estou generalizando, mas é o início para que você possa pensar no assunto. \nDica 3: Se você trabalha no setor de prestação de serviços, informe ao cliente os benefícios intangíveis que você tem para oferecer. No caso de quem trabalha com informática, nada de ficar enchendo com dados técnicos e se gabar por saber usar uma versão hardcore de linux. O cliente quer saber se você sabe solucionar o problema dele. Conclusão \nNa hora de fazer sua presença na web é necessário pensar que o site da sua empresa precisa passar informações sobre a empresa para os clientes, não da empresa para a empresa. É importante também lembrar que os seus fornecedores podem se sentir mais próximos dependendo de como você trate esse relacionamento no site. \nUma grande sacada é trabalhar o site com uma visão estratégica de marketing, vinculando funcionalidades interativas, informações úteis e já que estamos na era das redes sociais é importante informar onde encontrar esses canais da empresa nas mídias sociais. \nPense fora da caixa, não faça um site sem estratégia pois é uma perda de dinheiro e só faz ocupar o tempo da agência com um job sem fim. No final você não vai encontrar o problema e seu site ainda não estará pronto – e se estiver no ar, não trará retorno algum.

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Jefferson Alex

Analista de Marketing com especialização em projetos digitais. Designer em formação, analista de sistemas e sempre em busca de aprendizado contínuo.