LinkedIn de cara nova. A nova interface da rede social profissional

Tecnologia 28 February, 2017 Jefferson Alex

A rede social profissional mudou sua interface para se tornar mais atrativa, contando com um novo visual que se adapta às necessidades e experiência dos usuários de mídia sociais.
Há muito tempo encontro com profissionais de diversas áreas que não se adaptaram ao modelo de rede social que o LinkedIn se apresenta. Isso é comum, pois como nasceu em meio a explosão de mídias sociais diversas, acabou sendo rotulada como “mais uma rede social”. Porém, com pouco – ou nenhum – impacto na estratégia de marketing das empresas e profissionais.
Agora o LinkedIn adota uma nova interface para tornar a experiência do usuário no desktop mais intuitiva e simplificada – segundo o site da rede social. Fazendo com que profissionais acessem mais rapidamente as informações mais relevantes, contando com novas posições de módulos e menus.
O que podemos esperar da nova interface do LinkedIn?
Segundo o site, com essas modificações, a ferramenta se apresentará mais intuitiva e fácil assimilação entre as plataformas (mobile e desktop) – onde a ferramenta causava bastante confusão para usuários adeptos de outras redes.
Veja alguns screenshots liberados pela plataforma

A nova área do perfil ficou mais intuitiva e próxima de outras plataformas como Prolancer e Freela.com. Os botões de acesso ao menu foram simplificados e alinhados no cabeçalho, como acontece com outras plataformas de rede social para profissionais.

Um destaque para o chat, agora intuitivo. Anteriormente ele ficava escondido e aparecia apenas as notificações de mensagens pendentes no canto superior. Agora o chat está mais próximo da experiência que usuários encontram no Facebook, por exemplo. Contando com o envio de arquivos, emoticons e um visual mais leve. Também ficou mais fácil identificar grupos de chat.
https://www.youtube.com/watch?v=hi6x2nwLXHc

O LinkedIn

A mídia social criada com o intuito de aproximar profissionais e marca, adquirira há pouco pela Microsoft, é uma rede que concentra funcionalidades para que os usuário possam compartilhar informações de sua vida profissional. Assim como vagas de emprego, currículo e páginas das empresas.
Utilizada amplamente por especialistas em RH – mais precisamente recrutadores – é uma ótima rede para quem quer aumentar seu networking e fazer contato com profissinais, utilizando um ambiente e uma linguagem mais voltada aos negócios. Diferente do Facebook e Twitter, no LinkedIn  os usuários são mais contidos e o compartilhamento de conteúdo não chega a gerar memes nem páginas de humor.
Para os que conhecem do seu potencial, a rede social possui recursos de divulgação de vagas e candidatura que auxiliam no recrutamento e seleção. Além do fato de que o formato de preenchimento do currículo vai além do tradicional, possibilitando que os usuários informem seus conhecimentos diversos, habilidades e nível que se encontra nesses conhecimentos. Também é possível compartilhar comentários e indicações no seu perfil, tornando ele mais consistente e atrativo em um processo de seleção.
A plataforma também é uma mídia que possibilita veicular anúncios pagos. Assim como no Facebook Ads e Google Adwords, porém com algumas restrições e especialidades que fazem da ferramenta uma plataforma mais estratégica para quem busca uma vaga ou para quem publica uma oportunidade.

Jefferson Alex

Analista de Marketing com especialização em projetos digitais. Designer em formação, analista de sistemas e sempre em busca de aprendizado contínuo.