5 razões para investir em aplicativos

Tecnologia 22 agosto, 2016 Jefferson Alex

“As informações que você precisa, na palma da mão”. Essa não é mais uma frase futurista, pois hoje há quem diga que não consegue sair de casa sem o smartphone – e não é pela função de telefonar. Em abril/2016 o Estadão noticiou que Brasil chega a 168 milhões de smartphones em uso. O uso do smartphone ganhou muito mais do que a aplicação inicial de armazenar a agenda ou receber e-mails. As empresas que disponibilizam um aplicativo móvel para seus clientes têm maior índices de fidelidade, além de ter acesso à informações sobre uso que ajudam a fornecer melhores soluções. Vou tentar resumir aqui em 5 razões, os motivos de investir em desenvolver um aplicativo para sua empresa ou utilizar um app para seu cotidiano. 1 – Facilidade de acesso Não queremos mais ter que ligar para uma central de relacionamento, passar por menus, chegar até o atendente e descobrir que digitou a opção errada. Se o seu cliente (público-alvo) já é adepto ao uso de smartphone, certamente ele achará muito mais prático e acessível instalar um app e tentar solucionar suas dúvidas por ele. O smartphone já está na mão dele, vai com ele para todo lugar. Então, por que não utilizar esse canal de relacionamento que ele mesmo disponibilizou? 2 – Sem filas, nem linhas ocupadas A grande vantagem que o cliente de um banco tem ao usar o atendimento via aplicativo é o de não mais enfrentar filas, nem ter que ligar e esperar sua vez no atendimento. O mesmo se aplica para as empresas de um modo geral. Não queremos mais ter que ligar para uma empresa para saber o que ela faz ou para fazer o pedido de um serviço/produto. Boa parte dos acessoa aos sites atualmente são feitos por smartphone. Isso nos leva à 3 razão: 3 – Sua empresa à um toque Imagine se todo aquele investimento em criação de material promocional, entrega de panfleto e os problemas com atendimento fossem transferidos para algo mais pratico e mensurável. Pois bem, quando você disponibiliza um aplicativo para seu cliente (ou um site adaptado para dispositivos móveis) ele tem todas as informações à um toque e na palma da mão. Essa comodidade faz com que esse cliente lembre de como é prático obter informações sobre seus produtos/serviços e as chances de recompra, indicação e fidelização são enormes. 4 – Faça uma vez, distribua infinitamente Basta dizer que um aplicativo está disponível que várias pessoas, ao mesmo tempo, podem acessá-lo e consumir seu conteúdo. Isso significa que um aplicativo possui um alcance muito maior que seu ponto de venda físico e seus panfletos. As pessoas acessam seu aplicativo para entrar em contato com sua empresa a qualquer hora, de qualquer lugar. Para seus colaboradores um aplicativo pode ser usado como força de vendas, auxiliando na demonstração e fechamento de pedidos usando o smartphone/tablet. Muitas vezes até sem conexão com a internet (sim, pois existe força de vendas offline). 5 – Mensurável e adaptável Começando pelo mensurável, pode-se dizer que as mídias digitais (isso inclui a estratégia de veicular um aplicativo) deram ao empresário uma força que antes não era possível com as plataformas convencionais. Agora é possível monitorar – em tempo real até – se seu aplicativo está em uso, quantos usuários ativos, quais as funcionalidades mais acessadas (as menos acessadas também), verificar o perfil de uso (demográfico e geográfico), entre outras possibilidades. Adaptável pois enquanto programas de computador (nesse caso, um computador móvel que é o smartphone) é possível realizar adaptações de uso e funcionalidades enquanto ele está no ar. Isso porque o acesso ás informações de uso podem ser utilizadas para melhoria contínua do aplicativo, sabendo de um perfil de uso. Ao lançar uma nova versão do aplicativo (no iPhone ou Android, por exemplo) a loja virtual (iTunes ou Google Play) sugere ao usuário que ele atualize automaticamente sua versão instalada. Isso é um imenso avanço se comparar com a distribuição de um cardápio impresso, por exemplo, onde seria necessário entrar em contato com cada cliente e entregar uma nova versão.

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Jefferson Alex

Analista de Marketing com especialização em projetos digitais. Designer em formação, analista de sistemas e sempre em busca de aprendizado contínuo.