Sobre

Estou sempre em busca de um novo conhecimento e desafios que agreguem valor à curva de aprendizagem, colaborativa e crescente


Analista de sistemas, com especialização em marketing estratégico e cursando design. Já desenvolvi sistemas para desktop, aplicativos mobile, web sites, blogs e e-commerce, prestei assessoria de marketing digital e treinamento em estratégias de marketing para clientes do SEBRAE.

Atualmente estou engajado em pesquisa e desenvolvimento de interfaces digitais, onde atuo como UX/UI Design nos projetos Amadeus LMS e Openredu (CIn/UFPE).
Desenvolvo, paralelamente, trabalho de design gráfico para mídias digitais na Div.Com (Divisão de Comunicação do CAA).

Sou CEO e CPO de uma agência de assessoria em marketing digital, onde presto serviço de treinamento para agências de propaganda, além de desenvolver campanhas integradas para internet, coordenando equipes multidisciplinares.

It seems we can’t find what you’re looking for. Perhaps searching can help.

Amadeus LMS

O projeto Amadeus LMS é um software público, desenvolvido por pesquisadores em parceria com a UFPE, Univasf e Ministério da Educação.  É um sistema de gerenciamento de conteúdo para ensino à distância (Learning Manager System), com ênfase em modelo blended learning. A sua versão 0.9, lançada em 2009, passou por um processo de atualização que envolveu o redesign da interface.

Para o projeto atual, na versão 1.0.0 de 2017, foram realizados estudos que envolveram análise de similares, testes baseados em casos de uso, definição do novo grid de componentes e adaptação para dispositivos móveis.

Em 2009 o projeto encontrava-se em sua versão estável, desenvolvido em arquitetura e linguagem para servidores web. O layout do Amadeus LMS acompanhava as tendências do início dos anos 2000, onde as interfaces eram projetadas para 960px de largura e os smartphones eram limitados enquanto recursos de renderização e interação.

O projeto de redesign da interface foi guiado por diretrizes de diversos estudos. A bibliografia que embasou os requisitos do design incluiu algumas teses, artigos científicos, trabalhos de graduação e dissertações desenvolvidas por alunos e pesquisadores do Centro de Informática (CIn/UFPE).

Método de trabalho

Após a análise inicial dos estudos que contemplam acessibilidade, ergonomia, uso de ambiente virtual para blended learning e comparações entre outras plataformas para EAD, deu-se início a prototipação das propostas de interface. Nesse meio tempo, o projeto também encontrava-se em pleno desenvolvimento pelos times de banco de dados, segurança e front-end, guiados pela documentação de requisitos do projeto geradas pelo Scrum Master e coordenadores do projeto.

Após um filtro de funcionalidades feito a partir de benchmarking, foram desenvolvidos protótipos e apresentados para professores e alunos, onde esses apontaram problemas e soluções para acesso às funções esperadas de um AVA.

Protótipo de baixa fidelidade

Essas informações, juntamente com entrevistas, foram documentadas em forma de novos protótipos de alta fidelidade, contendo informações para o time de front-end desenvolver com as especificações necessárias.

A plataforma foi desenvolvida para acesso via desktop (dispositivos com telas acima de 900px) e mobile(dispositivos abaixo de 800px, como smartphones e tablets). Para tanto, a documentação contempla as especificações para ambos os formatos de acesso do usuário.

Tecnologias utilizadas

  • Google Material Design
  • Google Chrome Developer Tools
  • Bootstrap Grid

Ferramentas

  • Adobe Illustrator
  • Axure
  • InVision
Observações

Este projeto foi desenvolvido durante minha participação no programa PRO-SPB, financiado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e com o apoio das universidades UNIVASF (Universidade do Vale do São Francisco) e UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Essa última sediou as reuniões e contou com a participação de professores na coordenação, assim como alunos de graduação e pós-graduação.

O software é distribuído pelo portal do Software Público Brasileiro, fazendo parte do projeto do governo para distribuição de softwares que auxiliem setores e departamentos públicos. Diminuindo os custos de aquisição e criando novas possibilidades para prestação de serviços à autônomos e empresas brasileiras.

App Litoral do Cabo – PE

Aplicativo para Android, iOS e Windows Phone, desenvolvido em parceria com o SEBRAE Mata Sul. O projeto é um dos contemplado no planejamento da Copa 2014, oferecendo informações aos turistas para facilitar sua locomoção e na divulgação dos estabelecimentos associados à Associação Trade do Cabo.

O projeto contou com um website e um aplicativo onde o usuário pode navegar offline (no caso do aplicativo) entre as opções de alimentação e hospedagem do litoral do Cabo de Santo Agostinho – PE.

Descrição técnica

  • Aplicativo Híbrido (Cordova.io)
  • Android, iOS e Windows Phone
  • HTML 5, CSS3, JQuery Mobile
  • Site em Joomla

Chatbot – desafio

Este projeto foi um desafio lançado em uma das aplicações que fiz para UX, sendo que nesse caso foi uma empresa especializada em Chatbots.

O desafio contemplava a descrição simples:

“Um cliente que possui um restaurante quer criar um chatbot para atendimento utilizando o Messanger do Facebook para automatizar e engajar seu público. Crie uma solução baseada nos componentes do Facebook Messenger para atender essa necessidade.”

Processo

A primeira coisa que realizo é sempre uma análise do perfil dos usuários envolvidos. Nesse caso, existem alguns atores como o atendente e o cliente do estabelecimento.

Um detalhe nesse desafio é que o cenário de estabelecimentos comerciais de alimentação me é bastante familiar, pois passei mais de 1 ano atendendo e visitando restaurantes, lanchonetes e afins quando realizava implantação de sistemas para restaurantes. Como tenho uma percepção muito crítica sobre atendimento, processo, qualidade e adequação ao contexto, comecei idealizando um cenário para atender uma demanda específica (assim como são gerados, geralmente, os chatbots).

Personas

Não vou descrever todo o mapa de personas aqui, mas para esse projeto criei um cenário de atendimento onde os restaurantes estão lotados: fim de ano, com confraternizações. Também caracterizei o restaurante como um especializado em massas e desenhei um mapa de comportamento do usuário para entender suas necessidades.

O protótipo

Para esse desafio foi necessário conhecer os recursos disponíveis da plataforma. Então a documentação do Facebook Messanger para implementação de Chatbot foi o guia inicial. Logo em seguida realizei umas conversas com diversos tipos de chatbots, criados para atender em diversas categorias de soluções diferentes. Assim pude ter uma curva de aprendizado interessante em pouco tempo para idealizar o protótipo.

O primeiro item da documentação técnica foi o fluxo de conversação.

O mapeamento do fluxo da conversação dá um panorama geral de situações a serem atendidas para que o estabelecimento consiga usar a plataforma de chat como apoio nas vendas. Isso inclui a identificação de momentos de oferta, soluções gerais e soluções baseadas em um conjunto de respostas.

Os wireframes para exemplificar o fluxo das telas foi a técnica escolhida pois o foco da trabalho é no conteúdo, não na estética para implementação em UI. Também pela facilidade de adequação e adaptação no caso de precisar de ajustes.

Resultados

O desafio foi entregue em documentação criada com o auxílio do Axure, gerando um link para navegação e acompanhamento (Ashare). Essa documentação contém uma apresentação, descrição do cenário e dos clintes. Assim como todas as telas do fluxo da conversação linkados para teste de navegação.

Metodologias utilizadas

  • Fluxo do usuário
  • Criação de cenários
  • Personas
  • Call to action
  • BPM

Ferramentas

  • Axure (Ashare)
  • Adobe Illustrator
  • Astah

Gica Studio Personal

Projeto realizado em parceria com o SEBRAE, atendendo com o desenvolvimento de um site em conjunto com ações de marketing nas mídias sociais.

O Studio Personal é um local onde o aluno recebe um atendimento personalizado, com treinamentos dedicados aos objetivos de cada um. Atendendo poucas pessoas por horário, garantindo assim uma atenção melhor e individual.

Tecnologias

  • CMS Joomla!
  • Layout responsivo, exclusivo para o projeto
  • CSS3, JavaScript e HTML 5