aplicativos para smartphone foursquare

Usando o Foursquare como ferramenta de marketing

Marketing 28 October, 2013 Jefferson Alex

Com o crescente número de pessoas com acesso a smartphone é ideal que os donos de estabelecimentos saibam tirar proveito do Mobile Marketing, conhecendo aplicativos que podem ser usados para aumentar suas vendas. O caso que apresentarei aqui é o do Foursquare que é denominado um aplicativo de geolocalização.

O Foursquare é um aplicativo desenvolvido para smartphones, possuindo uma área de acesso também pelo navegador, onde sua missão inicial é ser um aplicativo em forma de jogo e que os usuários compartilham sua localização. Como a maioria dos smartphones possuem GPS e conexão com internet (Wifi ou 3G) ele utiliza desse acesso para localizar o usuário no mapa e deixar ele descobrir estabelecimentos ao seu redor. Tornando essa busca muito mais divertida pois o ambiente é muito fácil de usar, possui recompensas e é integrado com outras redes sociais.

aplicativos para smartphone foursquare

O uso de redes sociais por empresas é uma tendência, um fato e algo que tende a ficar cada vez mais necessário. Com apoio de uma visão estratégica, podemos usar as redes sociais para conhecer melhor nossos clientes, oferecer seus produtos de maneira não intrusiva e fortalecer a marca.

Mas como isso funciona?
Quando o usuário baixa o aplicativo Foursquare ele começa a interagir com outras pessoas que fazem o “Check-in” dos lugares que visita, divulgando para todos os seus amigos das redes sociais. Essa função significa que seu contato da rede social está (ou esteve) naquele lugar. Ainda tem a possibilidade de deixar uma dica sobre o local, possibilitando que os próximos visitantes tenham uma opinião de quem já frequentou o lugar.
Essas são as funcionalidades básicas do aplicativo, porém não se restringe a isso pois o usuário ganha medalhas, pode ser chamado de “prefeito” do local (dependendo da quantidade de check-in/tempo que fez), recebe notificações de outros usuários, fica informado de promoções e pode interagir com outras pessoas na rede.

Como minha empresa pode se beneficiar disso?
Em se tratando de uma rede social, baseada em geolocalização, o dono de estabelecimento tem que estar atento em divulgar sua empresa e monitorar as atividades dos frequentadores. Isso aumenta significativamente o relacionamento com seu cliente.
Divulgue promoções na página de sua empresa no Foursquare, ofereça uma recompensa para os que fizerem check-in – principalmente para os que se tornarem prefeitos.
estabalecimento com foursquareO aplicativo mostra para o usuário todos os estabelecimentos ao seu redor (cadastrados no Foursquare), além disso você pode oferecer descontos que serão divulgados para todos os que estiverem próximos do seu estabelecimento.
É uma forma de marketing, utilizando a ferramenta de propaganda, que é essencial e utilizada por estabelecimentos de diversos segmentos como bares, lanchonetes, restaurantes, boutiques, livrarias, shoppings e outros.

Compartilhe: http://bit.ly/2hjCrzj
Jefferson Alex

Analista de Marketing com especialização em projetos digitais. Designer em formação, analista de sistemas e sempre em busca de aprendizado contínuo.