Marketing ou Publicidade, qual a diferença?

Marketing 01 December, 2016 Jefferson Alex

Sempre que eu falo que tenho uma agência de marketing, na hora, as pessoas pensam logo em campanhas publicitárias ou propagandas em outdoor, tv, etc. Mas qual é a diferença entre marketing e publicidade? Então, veja… há um tempo eu lancei um vídeo (vou fazer outro) falando sobre marketing e publicidade. Recebi várias críticas. Depois fiz um outro falando sobre marketing de guerrilha. Novamente várias críticas. O que os discursos tinham em comum é que vinham de pessoas que trabalham fazendo o trabalho de publicitários, mas foram contratados para o cargo de “marketing”. Ai, claro, todo mundo acha que faz marketing… Bom, a diferença essencial é que marketing está ligado ao nível estratégico de uma empresa. É uma habilitação de administração, onde são traçadas estratégias que vão desde a concepção de um produto – passando pela pesquisa de mercado – até a distribuição desse produto (não estou falando no nível de logística, mas em como alcançar o público pelos canais de distribuição disponíveis). Publicidade é o nível mais comunicacional – digamos assim – da estratégia. É uma habilitação de comunicação, sendo responsável por desenvolver peças e trabalhar no que terá contato com o público. É aqui que deveriam pensar em propagandas como outdoor, rádio tv, etc. As duas coisas se confundem, no senso comum, pois acabou que a palavra “marketing” caiu no gosto da população como sinônimo de comunicação. O marketing traça a estratégia de comunicação, mas quem desenvolve essa comunicação e trabalha diretamente com os meios é a publicidade. Um exemplo, para ficar mais concreto Digamos que eu vou lançar um novo carro. Esse carro precisa ser aceito pelo mercado, caso contrário é bom nem lançar. Para isso é feita uma pesquisa de mercado (não é tão simples, mas estou tentando ser didático), onde é identificado que o público daquele país tende a comprar carros que pareçam com modelos antigos (vintage). Nesse cenário, já foram identificados os perfis de consumo. Até agora quem teve contato com o P&D (pesquisa e desenvolvimento) foi o marketing. Ainda nessa fase de concepção, é pensado no posicionamento de mercado quanto à percepção que o mercado deve ter desse produto e como será realizada a venda desse veículo (pontos de distribuição). Agora que o protótipo foi confeccionado, vamos pensar no plano de comunicação. Ai começa o trabalho da publicidade, avaliando o plano criado pela empresa para posicionamento desse produto no mercado e criando soluções de promoção (o “P” de promoção, em marketing, entra aqui). Nesse momento a publicidade pensará nos meios de comunicação, divulgação e interação com a marca e com o produto. O caminho é mais extenso que isso e aqui entram os detalhes de produção e concepção de ideias para posicionamento do produto.  

Conclusão

Ficou um pouco mais extensa a explicação do que eu queria, mas acho que deu para ter uma ideia. Eu omiti várias etapas aqui, mas não pense que um dos dois profissionais (marketing ou publicidade) é mais importante que o outro. A importância em um processo de mercado é igual para todos envolvidos (engenheiro, publicitário, administrador, etc), porém é bom deixar claro que nem tudo é marketing e que publicidade não é apenas mídia. Marketing não é veiculação de mídia, é estratégia e está relacionada ao cenário de gestão. Tanto de concepção, venda, pós-venda e relacionamento. É quem vai acionar a publicidade e assessoria de imprensa para os passos de promoção, após ter traçado os indicadores e estratégia de mercado. Publicidade é estratégia de promoção. Contratará as mídias que forem mais adequadas, mas também é quem organizará eventos de lançamento, promotores de venda, mídias interativas, produção de peças para veiculação e auxilia no posicionamento da marca junto ao consumidor.

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Jefferson Alex

Analista de Marketing com especialização em projetos digitais. Designer em formação, analista de sistemas e sempre em busca de aprendizado contínuo.