Marketing Digital Total + Google e Mídias Sociais

Marketing 13 setembro, 2016 Jefferson Alex

Não dá mais para pensar em uma campanha de marketing sem pensar na internet. Seja para acompanhar sua repercussão, seja para integrá-la na estratégia da campanha. O que muitos não sabem é como integrar as peças na internet para ter melhor controle. Quando se fala em marketing digital, geralmente vem à cabeça Facebook, Instagram e Google. Isso foi um consenso após uma rápida pesquisa com clientes, amigos, parceiros e agências. O marketing digital é composto por estratégias e artefatos que podem incluir desde um SMS, até um painel de LED integrado ao sensor de presença. Veja essa peça: https://www.youtube.com/watch?v=J07zrL5QqB4\nO fato é que a internet (e mais recentemente a Internet das Coisas) trouxeram um leque de possibilidades para um público cada vez mais conectado. As campanhas agora precisam ser mensuradas, monitoradas e com um conteúdo dinâmico. Na fauna dos artefatos digitais podemos destacar sites, blogs, loja virtual, perfis em redes/mídias sociais, TV digital, e-mail marketing, aplicativo móvel, geladeira (sim, porque não? veja >> http://bit.ly/2c6GEmL). Ai surge um problema (talvez não seja um problema, mas vamos lá): como integrar uma campanha para controlar o resultado? Existem várias ferramentas e formas de integrar para que você tenha um relatório mais consistente. Ai entra uma questão de estratégia. Como tudo na web deixa um rastro, basta que você deixe os rastros bem identificados e padronizados para conseguir rastrear. Um exemplo de integração é quando uma campanha contempla um hotsite (ou um site institucional). Implanta-se um código de acompanhamento do Google para acompanhar as visitas. Podemos acionar uma área de inscrição para newsletter. Essa inscrição deve alimentar uma base com campanhas programadas, onde o disparo de e-mails vai com um código de acompanhamento para saber quem abriu, quando abriu e quais os links foram clicados dentro desse e-mail. Ao acessar o site, o usuário já foi “tagueado”. Isso significa que podemos lançar agora uma campanha de anúncios display e busca para tentar resgatar esse usuário. Se esse usuário abrir um link enviado no e-mail, essa campanha tem que ser monitorada para direcionar os próximos anúncios relacionados ao conteúdo que ele clicou. Esse usuário também acessa as redes/mídias sociais? Então monitore a visita dele e ofereça sua campanha especialmente para aqueles que visitaram aquela página específica. Quando ele abrir o Facebook, por exemplo, exiba uma oferta para que volte ao seu site e conclua o pedido. Essas e outras dicas de integração, juntamente com técnicas de marketing digital para agências usando o Google, serão passados no Workshop que acontecerá em Caruaru-PE nos dias 16 e 17/09. Para inscrições e informações, acesse o link https://www.eventick.com.br/campanhas-integradas-google O público é composto por empreendedores e agências de comunicação, também inclui agentes de marketing e publicitários com interesse em conhecer sobre campanhas digitais.

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Jefferson Alex

Analista de Marketing com especialização em projetos digitais. Designer em formação, analista de sistemas e sempre em busca de aprendizado contínuo.