Marketing de Guerrilha – usando métodos não tradicionais

Marketing 15 novembro, 2013 Jefferson Alex

Uma imagem vale mais que mil palavras… Ok, mas o que me diz de uma imagem que você interagem com ela sem perceber ou que te provoque uma sensação? \nEsse é o intuito do marketing de guerrilha. Provocar uma interação com o público, contando uma história, vendendo uma ideia e atingir estrategicamente usando apenas criatividade como ferramenta. Talvez essa nunca seja a definição que os livros vão dar para o termo que teve inspiração na guerra do Vietnã, onde a estratégia era tudo o que podia fazer a diferença dos oponentes. Você também pode conhecer o termo vendo o que o Wikipedia tem sobre isso. Sem dúvida é um trabalho que eleva ao extremo a percepção do usuário quanto a marca. Geralmente as ações de marketing de guerrilha são macro, isso significa que você vai ver uma ação de marketing de guerrilha mesmo que esteja desatento. \nAs ações fazem com que o público interaja com a marca/peça, promovam o engajamento e atinjam emocionalmente o público. É uma estratégia usada muito frequentemente para gerar tráfego – em termos de era digital, podemos dizer que gera o efeito viral nas campanhas. Alguns exemplos de marketing de guerrilha: Quem ainda não viu… dê uma olhada em uma das ações que mais teve alcance \nhttps://www.youtube.com/watch?v=VlOxlSOr3_M \nAlgumas ações são tão bem feitas que parece ter vindo de filmes de ficção… bom essa aqui saiu. \nhttps://www.youtube.com/watch?v=f4RbF2tjTt0\nO que dizer dos nossos amigos lusitanos? \nhttps://www.youtube.com/watch?v=tzrC9Ijt90g \nAi você vai me perguntar… ou falar sozinho agora: mas isso só acontece no estrangeiro, coisa de gringo. \nO Brasil é um país de gente muito criativa. As agências daqui também conseguem fazer muito bem essa arte de “ser criativo”. Postei um vídeo da gráfica Art Center que é um belo exemplo disso. Tudo o que é necessário para um bom efeito em marketing é a criatividade apoia da nos estudos do comportamento do consumidor (sem aplicação dos conceitos sua campanha será um fracasso). Existe, por exemplo ação que é muito bem feita e com um efeito que o dinheiro não pagaria. \nÉ o caso de uma pizzaria de pequeno porte que decidiu apostar na provocação, mandando seu entregador para um restaurante de alta classe. Chegando no restaurante o entregador, com a pizza na mão, olha para o salão e diz “quem pediu a Pizza da XPTO(falando o nome da pizzaria)?”.

Compartilhe: http://bit.ly/2hge6dI
Jefferson Alex

Analista de Marketing com especialização em projetos digitais. Designer em formação, analista de sistemas e sempre em busca de aprendizado contínuo.