A fauna e flora das redes sociais e a internet

Marketing 02 abril, 2014 Jefferson Alex

Existem diversas opções de redes sociais e mídias sociais, com diversos segmentos de público. Nem só de facebook vivem as divulgações na internet. É preciso saber quais são essas mídias sociais e como obter uma boa experiência, seja você apenas um participante ou um jogador (empresa). Há um tempo eu li um artigo da Camila Porto que falava justamente sobre o fanatismo, contração de mídia e estratégia das empresas no Facebook – tá bom, não com essas palavras, mas é por ai. Um problema que eu já até relatei no post onde falo “As mídias sociais não são de graça”, mas que sempre vejo, é que muitos veem o Facebook como única plataforma de mídia na internet quando se fala em redes e mídias sociais. Na verdade existem dezenas de sites que são muito populares e que possuem uma enorme aceitação de determinados públicos – lembra daquela relação entre segmentação de público e aumento de conversão? Pois bem, um exemplo de mídia social pouco explorada pelos estabelecimentos é o Foursquare – também falo sobre ele aqui no blog e no e-book. Nesse aplicativo que reflete o portal de mídia social, são encontrados milhares de pessoas que interagem com as marcas e essas, quando sabem aproveitar, conseguem um engajamento as vezes maior que uma campanha no Facebook. Não podemos esquecer do Twitter, essa ferramenta de comunicação que já até ajudou a divulgar notícias em países em guerra civil e que a impressa tinha acesso restrito. Já encontrei muita gente falando “não sei como usar isso”, mas não tem mistério pois é uma comunicação curta. Se você consegue exprimir um bom dia com uma frase já é um bom começo para usar o Twitter. \nOutros serviços como o Pinterest, rede destinada aos colecionadores e painéis compartilháveis, ou o Tumblr que é uma mídia de microblogs. Esse último vem ganhando muito sucesso pela migração de alguns blogs para a plataforma. Conclusão \nExiste uma diversidade grande de mídias sociais na internet e é preciso conhecer os hábitos do seu público para escolher as melhores, mas o importante é fazer uma presença relevante e não somente criar um perfil e abandoná-lo com seu telefone de contato. \nUm dos erros apontados no meu e-book é justamente essa questão da escolha, muitas vezes equivocada e baseada nas preferências do empreendedor digital e não em dados e classificação de contexto.

Compartilhe: http://bit.ly/2gRA7Th
Jefferson Alex

Analista de Marketing com especialização em projetos digitais. Designer em formação, analista de sistemas e sempre em busca de aprendizado contínuo.