Modelo de negócio – Você sabe qual é o seu?

Gestão 16 December, 2013 Jefferson Alex

Toda empresa, mesmo que não tenha documentado, possui um modelo de negócio. Nesse artigo vou falar um pouco sobre o que é modelo de negócio, sua diferença com o plano de negócios e como desenvolver a documentação do seu. Se você é um empresário, vendedor autônomo ou prestador de serviços você faz suas atividades segundo um modelo de negócio. Pode não saber ou ignorar fato de que o seu modo de trabalhar é semelhante a outros – a não ser que seja um negócio inovador. Isso acontece simplesmente porque é uma forma mais fácil de “garantir” que o seu negócio vai dar certo. Seja pelo modo de atender, vender, cobrar ou empacotar/apresentar seu produto/serviço.

Modelos Replicáveis

Chris Zook explanou sobre o assunto em “O poder dos modelos replicáveis“, onde fala sobre formas de estruturar o seu negócio para que seja aceito pelo mercado. Nesse estudo foram identificados alguns padrões de modelo de negócio. Por isso comecei o post falando sobre a diferença de plano, modelo e sobre semelhanças entre empresas.
Em resumo, uma forma de “garantir” (está entre aspas, pois no mercado nada é garantido) que o seu negócio vai ser aceito pelos possíveis clientes é estruturá-lo de acordo com um modelo que possa ser usado por outras empresas – e vice-versa. Se existe um método de trabalhar que as empresas já praticam e dão certo, porque não fazer semelhante.
Esse fazer semelhante significa que o modelo de negócio da empresa é replicável. Não se restringindo ao nicho de mercado ou ao produto da empresa que o criou. Mas porque essa explicação sobre modelos replicáveis?
Bom, simplesmente para abrir a cabeça sobre modelos de negócios.
O modelo de negócio é uma estruturação básica, onde são definidas as ações macro da empresa. É onde os empresários identificam os processos essenciais, seu público-alvo, forma de ganhar dinheiro com isso e os custos do negócio.
A diferença de modelo de negócio para plano de negócio é, basicamente, porque o plano de negócio passa por diversos assuntos que não interferem diretamente no momento da abertura das portas da empresa.
O modelo de negócio inclui o tamanho do seu negócio, onde ele precisa estar, quem são os seus clientes, formas de pagamento, etc. Coisas mais operacionais.
O plano de negócios basicamente é uma documentação mais extensa. O modelo de negócio deve ser descrito no plano de negócios, porém devem ser descritos outros pontos como prospecção de vendas, análise de concorrência, plano de marketing, distribuição, crescimento… Enfim, é uma documentação mais pesada porém essencial para todo administrador de empresas.
Criando seu modelo de negócio (documentação fácil)

Isso geralmente é visto como um pesadelo para os administradores, principalmente aqueles que já possuem um longo tempo de trabalho e ainda não possuem essa documentação. Parece chato, difícil e muito abstrato. Alguns empresários admitem ser muito cansativo e por isso não criaram esse documento tão importante.
Uma dica que vou deixar aqui é a da construção do modelo de negócios visual, assim como sugere e ensina Alexander Osterwalder no modelo Canvas.
Essa é uma metodologia interessante e interativa de documentar o seu modelo de negócios, de uma forma visual e fácil.
Benefícios? Bom, assim que você começar a passear pelas áreas da elaboração do modelo de negócios vai conseguir identificar muitos dos gargalos, incrementos e soluções para seu negócio. Espero que sejam proveitosas as dicas que deixei e não esqueça de compartilhar, pois o nome desse Blog é “Construção do conhecimento”, então vamos compartilhar para construir um conhecimento coletivo.

Compartilhe: http://bit.ly/2gPZKDQ
Jefferson Alex

Analista de Marketing com especialização em projetos digitais. Designer em formação, analista de sistemas e sempre em busca de aprendizado contínuo.