web 2.0

Empresas na web 2.0

Gestão 18 October, 2013 Jefferson Alex

O cenário atual das empresas é cada vez mais resumido em “competitividade”, para ser tanto algumas empresas lançaram mão de atrativos para seus clientes seja seu segmento B2C ou B2B.
Com isso surgiram os planos de marketing e outras “artimanhas” do mundo Business como o entretenimento de seu cliente.
Parece estranho? Cliente se entretendo com produtos da empresa?
Pois é… algumas empresas estão construindo formas de atrair e cativar seus clientes dando a eles opções de comodidade e, por vezes, entretenimento.

Como?web 2.0

– Web 2.0…

Com o advento da web 2.0 as empresas transformaram seu ambiente de relacionamento com o cliente mais abrangente. Afinal de contas, depois da TV e do rádio, o internet é o meio de comunicação em massa mais utilizado para atingir o público alvo. Muitas vezes com muito mais sucesso que os demais meios.

Se já era bom poder assistir um comercial e saber que existe determinada empresa e que ela oferece determinado produto, imagine poder saber muito mais sobre a empresa e ver mais detalhes desse produto a um custo baixo por essa experiência(afina de contas a internet se popularizou).
Exemplos disso são sites de fornecedores de bomboniere e salgados. Atualmente oferecem uma experiência muito atrativa ao visitante, seja ele o comprador ou o usuário final.

Outro fenômeno que fez a web 2.0 ser um trunfo no crescimento de alguns processos de empresas foi a inserção de Sistemas de Gestão Web.
Muitos empresarios estão buscando uma forma de poder gerir seus empreendimentos à distância.

sistema sig@ ufpeA Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade de Pernambuco fazem uso de um sistema web de gerenciamento escolar fantástico(feito em Java ;D), o Sig@.

Sistema de Gerenciamento Acadêmico, esse é o nome de um sistema que tem como objetivo fornecer aos gestores da instituição de ensino uma ferramenta para auxiliar alunos, professores, bibliotecarios, escolaridade e outras áreas da instituição.

Com a invenção de clound computing as empresas estão aderindo a um pensamento mais sério quando se trata de foco nos negócios.
acessando web 2.0Antigamente as empresas precisavam se preocupar, além do seu produto, em todas as etapas que fazem parte de sua produção ou negociação.
Haviam empresas que contratavam especialistas(programadores) para fazerem seus programas de estocagem e vendas, além de manter esses como seus empregados(muitas vezes era o contrário, os empregados davam uma de programadores, até web designers), geravam outro custo que era o de armazenamento dessas informações e segurança na disponibilidade desses dados.
Hoje, a empresa que opta por clound computing tem seus sistmas rodando na Web e seguradas por empresas terceirizadas e especializadas nesse tipo de serviço: desenvolvimento, manutenção e segurança dos sistemas e informações.
Com isso surgem um serviço cada vez mais procurado e que necessita de profissionais capacitados: Armazenamento e mautenção de dados e servidores.

Contudo, para ser competitivo é necessário oferecer algum diferencial, esse diferencial atualmente está ganhando cada vez mais força com essa tecnologia “web 2.0”.

Related Post

Jefferson Alex

Analista de Marketing com especialização em projetos digitais. Designer em formação, analista de sistemas e sempre em busca de aprendizado contínuo.